A principal crítica que Dona de Mim recebe nas redes sociais é sobre o fato de Leo (Clara Moneke) ser uma mocinha sem trama bem definida. Ela parece viver em função de Sofia (Elis Cabral), enquanto seus desejos e caminhos pessoais e profissionais ficam em segundo plano. A protagonista parecia estar tomando novo rumo ao sair da mansão, mas sua independência não durará muito. A autora da novela fará exatamente o que o público menos quer: levará Leo a aceitar ser babá de Sofia de novo.
Até lá, a trama dará várias voltas. Atualmente, e pelas próximas semanas, Leo seguirá trabalhando na Boaz. Ela começou como costureira, numa vaga temporária, e isso por si só já deixou muita gente satisfeita.
Parte do público gostou de ver a protagonista saindo da "sombra" de Sofia, trilhando o próprio caminho, trabalhando fora da mansão, pensando em maneiras de crescer profissionalmente e realizar seus sonhos.
Ao longo das próximas semanas, Leo até crescerá neste sentido. Ela conseguirá a guarda de Sofia, após o juiz se recusar a deixar a menina ficar com a família Boaz, por considerar que a adoção foi feita ilegalmente por Abel (Tony Ramos) no passado.
Em seguida, Rosa (Suely Franco) oficializará Samuel (Juan Paiva) como seu curador e dará metade de suas ações para Sofia. Como tutora da menina, Leo terá voz como acionista da empresa, votará em Samuel como presidente e até ganhará novas funções.
Ela começará um projeto de upcycling (reaproveitamento de retalhos e peças com defeito) e desenvolverá uma coleção própria na Boaz. Isso está previsto para ir ao ar no final de setembro.
No entanto, em meados de outubro, o cenário mudará. Samuel e Filipa (Cláudia Abreu) entrarão com recursos para tentarem recuperar a guarda de Sofia e levar a menina de volta para a casa da família.
Leo, então, voltará a ter suas cenas centralizadas na relação com a menina. Ela implorará para os Boaz não tirarem Sofia de sua casa, mas eles não concordarão e seguirão com a ação.
O juiz concederá a guarda a Filipa, e Sofia voltará a viver na mansão. A família, no entanto, não cuidará dela direito. A criança fugirá de casa com a avó, que estará em estado de confusão mental, e se perderá. Todos ficarão aflitos atrás delas, e até a polícia será envolvida no caso.
A personagem de Cláudia Abreu admitirá que não tem condições de cuidar de Sofia sozinha e pedirá para Leo voltar a ser babá da menina. Diante da situação de risco que achará que a criança está correndo, a mocinha aceitará o emprego novamente.
A sensação é de que Leo voltará quase à estaca zero, em caso semelhante ao que ocorreu com Raquel (Taís Araujo), que, após perder sua empresa gastronômica, voltou a vender sanduíche na praia em Vale Tudo.
Protagonistas podem e devem passar por obstáculos e recomeçar suas jornadas ao longo das tramas, mas ainda assim esta volta por baixo de ambas deixa um retrogosto de frustração nos telespectadores. Há um desejo de novas histórias de impacto, e não de um retorno ao início.
Fica claro que a novela quer explicar que a relação de Leo com Sofia é muito intensa, muito forte, de amor verdadeiro. Mas passa também uma percepção de que a relação não é muito saudável para nenhuma das duas; que Leo está anulando a própria trajetória para existir apenas em função de Sofia, enquanto a menina fica totalmente dependente da babá.
Ao menos é essa a opinião de muitas pessoas que acompanham a novela e que tem se pronunciado sobre isso no X, antigo Twitter. "Eu não queria que Leona voltasse a ser babá da Sofia não, tá na hora de arrumar outro emprego, focar na faculdade dela, viver", opinou telespectadora identificada apenas como Maria Clara.
"Também acho, a única função da protagonista na novela é viver em função de uma criança que nem filha dela é. Zero desenvolvimento, embates próprios e etc. Tá triste de assistir", complementou a telespectadora Yasmin Manfrinatti.
"Uma coisa que me incomoda nessa novela é o fato de que tudo na vida da Leona gira em torno da Sofia. Parece que só existe a Leo babá, até as amizades dela foram se apagando ao longo dos capítulos. É até legal a Sofia e a Leo terem uma boa relação, mas nitidamente ela transferiu o sentimento da filha para a Sofia e ninguém da um choque de realidade nela", criticou telespectadora identificada apenas como Cams.
"A Sofia precisa de uma psicóloga e ocupar seu tempo, essa menina passou por muita coisa sendo pequena. A Leo precisa tratar a perda da filha e seguir a vida. Em todo o tempo dela, ela se dedica a uma menina que não é filha dela", observou a telespectadora Ana Paula Chagas.
"Eu entendo a Leo amar a Sofia, porém Leona se comporta como uma obcecada, e Sofia age como se nunca tivesse tido carinho ou amor da família", complementou a telespectadora Ludmila Pereira. "Leo, você não é responsável pela Sofia. Vá se tornar a diretora de marketing da Boaz, minha filha", aconselhou um perfil de fãs intitulado Liga das Autoras.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Dona de Mim
Dona de Mim é ambientada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. O folhetim conta com direção artística de Allan Fiterman. No elenco, estão Clara Moneke, Tony Ramos, Juan Paiva, Rafael Vitti e Cláudia Abreu, entre outros nomes.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Dona de Mim e outras novelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário